Apesar da alta de 37,4% no preço do café, 1,1% nas gôndolas dos supermercados, o brasileiro aumentou o consumo do grão. De acordo com os dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), foram consumidos 21,9 milhões de sacas em 2024, ante 21,6 milhões no ano anterior.

Atualmente, o Brasil ocupa a segunda posição no ranking global de consumo de café, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, que lideram com 26 milhões de sacas por ano.

O levantamento da ABIC também aponta que, em média, cada brasileiro consome 1.430 xícaras de café por ano. A região Sudeste concentra 41,7% desse consumo, seguida pelo Nordeste, com 26,9% .

Fatores que impulsionam o consumo de café no Brasil

Vários fatores impulsionaram o consumo de café no país. Um deles é a facilidade de acesso a diferentes categorias de bebidas, como tradicional, extraforte, gourmet, superior e especial .

Além disso, cresce o interesse por cafés de alta qualidade, estimulando a oferta de grãos diferenciados e métodos de preparo mais sofisticados.

Café especial de Minas Gerais
Os diferentes métodos de preparo tem colaborado para um novo momento da cafeicultura brasileira 

Nos últimos anos, o Brasil também viu um aumento no número de cafeterias especializadas, que popularizam o consumo fora de casa, especialmente entre os jovens.

“O café tem sido cada vez mais associado à saúde e ao bem-estar, com estudos destacando benefícios como melhoria da concentração e ação antioxidante, promovendo mudanças nos hábitos e no estilo de vida das pessoas”, explica o diretor executivo da ABIC, Celírio Inácio.

A pandemia também contribuiu para essa mudança. Durante esse período, os brasileiros passaram a consumir mais café em casa e a explorar novos métodos de preparo, além de adotarem tendências como o Cold Brew, ou o café gelado.

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Oportunidade: mudança no consumo brasileiro de café

Drinks com base em café
A tendência do café gelado ou do uso da bebida em drinks tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil 

Tendências e perfil do consumidor brasileiro

O perfil do consumidor brasileiro de café tem evoluído, e uma das principais tendências é a maior disposição para investir em produtos com valor agregado, como cafés de origem controlada e com perfis sensoriais diferenciados.

“Há também um interesse maior desse novo consumidor em experimentar cafés sofisticados, com métodos alternativos de preparo, como prensa francesa, Aeropress e Chemex ”, destaca Celirio.

A valorização dos cafés sustentáveis, orgânicos e de produção ética também cresce, incentivando práticas agrícolas responsáveis ​​e reforçando o consumo consciente.

Grãos após pós-colheita
O grão especial aumenta seu espaço no mercado com métodos e oportunidades diferentes de consumo 

Além disso, o café tem fortalecido novos papeis no cotidiano do brasileiro. “O café deixou de ser apenas uma bebida matinal e passou a ser consumido em diversas praças, inclusive em formatos inovadores, como drinks e sobremesas”, ressalta Celirio.

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Estratégias para estimular o consumo e agregar valor ao café

A ABIC tem investido na educação do consumidor, promovendo campanhas que destacam a qualidade do café, os diferentes métodos de preparo e seus benefícios.

“É importante lembrarmos que a indústria deve continuar desenvolvendo produtos adaptados às preferências dos consumidores, como cápsulas diferenciadas e blends exclusivos”, reforça Celírio.

Outra aposta é a expansão dos cafés especiais e a oferta de experiências sensoriais que agregam valor ao produto. Além disso, a promoção da cultura cafeeira tem sido essencial para engajar novos públicos.

Para Celírio, fortalecer a imagem do café brasileiro, por meio de ações de marketing e promoção nacional e internacional, é uma excelente estratégia. “Um exemplo disso foi a iniciativa do Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC) na Fórmula 1 de 2024 , durante a etapa no Brasil”, ressalta.

Outra abordagem eficaz tem sido a certificação dos produtos, com selos que garantem a qualidade e a sustentabilidade da produção, atendendo à crescente demanda por cafés ambientais e socialmente responsáveis .

A Syngenta apoia o produtor rural em todos os momentos, oferecendo soluções inovadoras e sustentáveis. 

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